MELASMA, TEM TRATAMENTO?

Sim, melasma tem tratamento! Porém é necessário entender que o melasma não é simplesmente uma mancha, mas sim uma resposta inflamatória do organismo.

A causa exata do melasma não é conhecida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.

Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers. É importante lembrar que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

WhatsApp